domingo, 13 de novembro de 2011

Atividade 2.6: Planejando uma Atividade com Hipertexto ou Internet

REFLEXÕES PARA VOCÊ ALUNO
Com o advento das novas tecnologias, precisamos esclarecer e possibilitar novos conhecimentos ao aluno. Na aula de hoje iremos refletir sobre estes aspectos.
Vamos conhecer o que é um blog.
A LEITURA E A PRODUÇÃO TEXTUAL NA CIBERCULTURA
Reflexões acerca da possível contribuição do blog no ensino e aprendizagem da língua materna.
• O QUE É A CIBERCULTURA?
O próprio termo Cibercultura tem vários sentidos. Mas se pode entender por Cibercultura a forma sociocultural que advém de uma relação de trocas entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base micro-eletrônicas surgidas na década de 70, graças à convergência das telecomunicações com a informática.
HIPERGÊNERO CONSTELAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA.
Com o advento da Internet - Mudanças no processo de comunicação.
Aluno como você reflete esta mudança?
Como você vê a internet ? Que contribuições ela traz?
HIPERGÊNERO CONSTELAR BLOG
O blog e a sua heterogeineidade conceitual;
Gênero virtual ou digital?;
Gênero híbrido, pois, é formado por outros gêneros( materializados ora explicita e ora implicitamente por meio de links).
O blog seja formado ;
Post inicial( traria uma diversidades de gêneros); ex: depoimentos, desabafos, contos, comentários.
O blog como hipergênero constelar permite um contato real com as práticas discursivas e a conscientização acerca dos elementos que interferem na produção de texto.
O blog permite a você aluno participação ativa discursiva: ele como “consumidor” e produtor de informação.
O uso do blog como ferramenta além do livro didático.
Aluno produtor: o blog como incentivador das práticas escritas.
O USO DO BLOG NA EDUCAÇÃO: RELATO DE ALGUMAS EXPERIÊNCIAS
Promove um ensino mais contextualizado e significativo, valorizando a participação do aluno como sujeito ativo na construção de seu conhecimento.
Serve como loccus para pesquisas e auxilia no ensino aprendizagem.
O uso da ferramenta “blog” para o ensino, é vista como positiva, tendo em vista, que os alunos se sentem mais participativos e inseridos no contexto da internet, pois eles desenvolvem o trabalho não só teorico, mas prático, a partir do momento que escolhem textos, cores, temas e afins para postar no “blog”
O “blog” quando usado de maneira correta, desperta no alunos, o interesse por desenvolver cada vez mais textos, pesquisar cada vez mais imagens e informações acerca do tema abordado.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
• Necessidade da escola de estar inserida no mundo tecnológico.
• Formação adequada aos professores e alunos
Promoção do letramento digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário