domingo, 13 de novembro de 2011

Atividade 3.1- Contextualizando a mudança

A construção do diálogo na relação entre professor e aluno na sala de aula é fundamental e para isso o educador deve praticar ações que visam a humanização das pessoas, a transformação de relações de opressão em relações democráticas, como também o diálogo, a solidariedade, o amor ao próximo, ao mundo e a vida.
Compreender como o diálogo pode ser construído na relação professor-aluno na sala de aula implica ressaltar a concepção de educação para Paulo Freire. O autor, num de seus livros, comenta que a finalidade da educação está atrelada ao desenvolvimento do processo de humanização das pessoas, que se efetiva através do diálogo, já que este se constitui como elemento fundamental para a humanização.
Assim, segundo Freire, a palavra não deve ser um privilégio de poucas pessoas, mas direito de todos os homens e mulheres.
Enquanto educador minha prática se pauta numa relação dialógica, onde todos em sala de aula têm oportunidades de expressão de suas idéias e opiniões. Freire também comenta que ninguém aprende sozinho, o aprendizado se consolida na troca entre sujeitos, que ora têm que se completam e que ora discordam e nesta relação que se consolidam novos conhecimentos.
Numa concepção dialógica de aprendizagem a organização de uma sala de aula diz muito da prática de um professor. Em minha sala a estrutura das cadeiras é em círculos, a fim de socializar qual será a dinâmica de trabalho. Com objetivo de escutar as dúvidas e idéias sobre a pauta que será trabalhada. Após primeira explanação, organizo os alunos em dupla em cada computador para a produção dialógica. Para finalizar cada dupla socializa suas hipóteses e conclusões e registram as considerações dos grupos em relação as suas produções. É uma dinâmica que me dá bastante retorno pedagógico.

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