Experiências de Aprendizagem
Quando falamos de prática integradora, não podemos perder de vista um planejamento integrado onde os conteúdos curriculares sejam abordados de forma transversal e interdisciplinar.
As disciplinas de uma mesma área de conhecimento devem eleger as competências e habilidades afins as suas áreas, após esta seleção, as atividades devem ser pensadas de acordo com os objetivos a serem alcançados.
As tecnologias devem ter papel fundamental para ajudar a estruturar este conhecimento. Na sala de informática trabalhamos com dois alunos por computador, divididos por pauta de trabalho, usando a pesquisa, elaboração e sistematização, afim de que haja a socialização dos conhecimentos adquiridos em cada unidade do trabalho desenvolvido.
O uso da tecnologia é algo que provoca de forma positiva o aluno, uma vez que nem todos tem acesso a esta tecnologia. Possibilitar que o aluno possa utilizá-la de fora contextualizada e com significado, seria fonte geradora de conhecimento.
Um trabalho interdisciplinar com a área de ciências naturais, onde poderíamos desenvolver a história do bairro seria muito significativo para o aluno.
Quando falamos de prática integradora, não podemos perder de vista um planejamento integrado onde os conteúdos curriculares sejam abordados de forma transversal e interdisciplinar.
As disciplinas de uma mesma área de conhecimento devem eleger as competências e habilidades afins as suas áreas, após esta seleção, as atividades devem ser pensadas de acordo com os objetivos a serem alcançados.
As tecnologias devem ter papel fundamental para ajudar a estruturar este conhecimento. Na sala de informática trabalhamos com dois alunos por computador, divididos por pauta de trabalho, usando a pesquisa, elaboração e sistematização, afim de que haja a socialização dos conhecimentos adquiridos em cada unidade do trabalho desenvolvido.
O uso da tecnologia é algo que provoca de forma positiva o aluno, uma vez que nem todos tem acesso a esta tecnologia. Possibilitar que o aluno possa utilizá-la de fora contextualizada e com significado, seria fonte geradora de conhecimento.
Um trabalho interdisciplinar com a área de ciências naturais, onde poderíamos desenvolver a história do bairro seria muito significativo para o aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário